Pular para conteúdo
  • Programação de terça a domingo

    Fique por dentro da nossa programação de terça a domingo

    veja mais detalhes

  • Sem Eventos

Newsletter
05 de dezembro, 2018 - 12h13

Estudantes de Santa Maria do Pará realizam visita monitorada no Mangal das Garças

A manhã desta quarta-feira, 05, foi de mudança na rotina para cerca de 70 crianças da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no município de Santa Maria do Pará. Os alunos do 5ª ano do ensino fundamental viajaram até a capital para participar de uma visita guiada no Mangal das Garças, onde vivenciaram momentos de lazer e educação ambiental.   

Já se tornou tradição entre pais, alunos e professores da Escola Nossa Senhora Auxiliadora vir até a capital para participar do projeto de Visita Monitorada no Parque. Todos os anos, os alunos da turma do 5ª ano participam do passeio no Mangal. “Nossa escola oferece turmas do 1º ao 5ª ano, então a vinda até Belém e ao Mangal fazem parte do encerramento de um ciclo com essas crianças que vimos crescer e aprender”, conta a professora Virgínia de Nazaré. 

Emocionada, Virgínia revela que este também é seu último ano como professora, pois em 2019 irá se aposentar “A visita deste ano é ainda mais especial, pois também estou me despedindo da escola onde trabalho há muitos anos. Desde que o Mangal foi inaugurado não lembro de ter deixado de trazer meus alunos uma única vez aqui”, conta a professora. 

Durante a visita, as crianças aprenderam curiosidades e o cotidiano dos animais do Parque, bem como sobre a Amazônia, tudo de forma interativa. Os alunos conheceram todos os espaços do Mangal, entre eles o borboletário e o viveiro dos pássaros, onde a curiosidade tomou conta de todos. Além disso, ficaram impressionados com o momento de alimentação das garças. 

Marcos Cunha, de 10 anos, visitava o Mangal pela primeira vez e contou o que mais chamou a atenção dele. “Gostei muito da parte das borboletas e das aves. As borboletas são bem bonitas e tinha a olho de coruja, que eu gosto muito pela capacidade que ela tem em se camuflar. As aves gostei porque tem várias de cores diferentes”, disse. 

Ao final da caminhada guiada, foi hora de relaxar e se encantar com o Mirante localizado as margens do rio Guamá. 

“Trazemos eles aqui como uma forma de marcar seu caráter e valores por tudo o que a nossa Amazônia representa”, declarou a professora Virgínia. 

O Projeto Visita Monitorada é uma realização da OS Pará 2000, que além de administrar o Mangal, também é responsável pela gestão de complexos como a Estação das Docas e o Parque Estadual do Utinga, locais onde também ocorre o projeto.  

Agendamento - O agendamento da visita monitorada pode ser realizado diretamente pelo site do Mangal, ou através do envio de ofício para o endereço eletrônico: agendamento@mangalpa.com.br. Já para agendar uma vista na Estação das docas o endereço eletrônico é agendamento@estacaodasdocas. Para o Parque Estadual do Utinga é necessário preencher um formulário no site www.ideflorbio.pa.gov.br.

Texto e foto: Beatriz Pastana

logotipo Governo do Pará
Libra Design +Tech