Pular para conteúdo
  • Programação de terça a domingo

    Fique por dentro da nossa programação de terça a domingo

    veja mais detalhes

  • Teatrinho do Mangal + Momento ecozoo

    19 de novembro, 2017 - 09h30

    Zezé Caxiado com o conto “Balaio das Lendas e Mitos Amazônicos” + Pavãozinho do Pará

    veja mais detalhes

Newsletter
09 de novembro, 2017 - 06h02

Mangal das Garças participa da XXIV Reunião da Rede Brasileira de Jardins Botânicos

Está sendo realizada em Belém a XXIV Reunião da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) e o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, como importante preservador de espécies da fauna e flora brasileira, em especial a amazônica, está dando sua contribuição para o sucesso da missão do evento.

Representantes de jardins botânicos de todo o país participaram de uma visita técnica na manhã da última quarta-feira, 8, no Mangal. A atividade foi parte das programações da XXIV Reunião da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), sediada pelo Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. As ações tiveram início no dia 6 e seguem até a próxima sexta-feira, 10.

A reunião é composta de atividades em vários pontos da cidade onde serão fomentados debates a cerda da “Inovação e renovação para conservação da biodiversidade. Ampliação do papel dos jardins botânicos na sociedade”, que é o eixo temático da 24ª edição da reunião entre jardins botânicos do Brasil.

Programação - As atividades contemplam diversas mesas redondas e palestras que contam com a participação de especialistas e gestores dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Os participantes seguem debatendo sobre temas relacionados ao papel dos jardins botânicos, à conservação dos recursos naturais e cultura; relação entre organizações da sociedade civil de interesse público e os jardins botânicos; popularização da botânica e educação ambiental; entre outros.

Caio Silva, biólogo do Mangal, destaca a importância de se discutir a conservação da biodiversidade brasileira e do papel do Parque nessa iniciativa de referência nacional.

“O nosso Parque tem um papel muito importante na preservação da flora e fauna brasileira por incorporar em seu jardim espécies da região amazônica, e principalmente por introduzir nesse acervo várias espécies ameaçadas de extinção. O intuito da parceria entre o Mangal e a rede nacional de jardins botânicos é promover a ampliação desse acervo, enriquecendo-o e introduzindo nele novas espécies, tudo isso com o apoio de instituições parceiras como a Embrapa e o Museu Emílio Goeldi”, finalizou.

A Rede Brasileira de Jardins Botânicos existe a 26 anos e conta com mais de 60 associados. As ações da rede apoiam a criação e estruturação de jardins botânicos, bem como atuam sobre sua atividade e regulamentação junto aos governos.

logotipo Governo do Pará
Libra Design +Tech